GA4 – GOOGLE ANALYTICS 4: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Chegou a próxima geração do Google Analytics, o Google Analytics 4, que será obrigatório a partir de julho de 2023 e deixará de processar os dados de seu antecessor.

Mas fique tranquilo! Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o Google Analytics 4.

Por isso, continue lendo até o final!

Google Analytics 4

Google Analytics 4: a evolução no marketing digital

Em desenvolvimento pelo Google desde 2019, o Google Analytics 4 será, como seu nome diz, a quarta geração do Google Analytics Universal.

Depois de cerca de 15 anos com o Google Analytics Universal rodando, o Google precisava de uma readaptação às novas realidades do mercado, como o fim dos cookies de terceiros e as restrições de privacidade do usuário cada vez mais rigorosas, e que atendesse também o crescente mercado de aplicativos. 

Em outubro de 2020, o Google anunciou mudanças na sua plataforma de Web Analytics. O Google Analytics 4 foi uma dessas atualizações, sendo criado para se tornar o novo padrão do atual Google Analytics Universal, propriedade do Universal Analytics.

O Google Analytics 4 é a mais nova geração da ferramenta gratuita de coleta de dados, monitoramento e análise de marketing digital do Google, que estará trazendo diversas novidades. O serviço usa o Machine Learning do Google para preencher as lacunas nos dados com insights modelados e recursos previsíveis, que podem ser usados para identificar automaticamente as tendências em seus dados, ajudando a otimizar estratégias de marketing.

Esta ferramenta foi desenvolvida para atender às novas regras implementadas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), onde as empresas podem coletar os dados necessários para melhorar a experiência do cliente, mantendo a sua privacidade.

Isso quer dizer que, a partir de 1 de julho de 2023, as propriedades do Universal Analytics serão desativadas e deixarão de processar os dados. Ou seja, até esta data, é preciso se adaptar ao GA4 e salvar os dados do GA Universal, pois não serão migrados para o GA4. 

E quanto mais você demorar para começar a coletar os dados no GA4, menos dados terá para fazer análises históricas. 

Vale ressaltar que o Universal Analytics continuará coletando informações até essa data e que os dados permanecerão acessíveis por seis meses.

A mudança para o Google Analytics 4 é obrigatória, e poderá ser feita a partir de março de 2023.

Google Analytics 4

O que é o Google Analytics 4?

Para quem ainda não usa o Google Analytics, trata-se de uma ferramenta que registra a jornada do usuário em um site, desde o momento que ele entra, durante a sua navegação e até o momento em que ele sai.

Essas informações são extremamente importantes para entender como o usuário interage com o seu site e como melhorar a experiência para otimizar seus resultados de conversão.

Além disso, o Google Analytics 4 foi pensado para as empresas que ainda não conhecem a ferramenta e que estão buscando registrar as ações realizadas pelo usuário pelo seu site durante a navegação.

Segundo a empresa, o GA4 foi criado para ser o futuro das medições, oferecendo um sistema unificado que coloca o usuário no centro.

Enquanto o Universal Analytics rastreia apenas os dados de sites, com o GA4 será possível visualizar todos os dados em um único lugar. Isso porque ele cruza e agrupa as informações de diferentes canais (como sites e aplicativos) e oferece uma visão completa da jornada do cliente.

Um dos principais pontos a se destacar na nova versão da ferramenta de mensuração do Google é que ela estará disponível para todas as empresas, diferentemente da versão anterior que só era acessível a empresas que possuíam um aplicativo ou site. Ou seja, ele serve tanto para quem tem site, quanto para quem possui apps, e melhor ainda para quem possui os dois.

Por fim, o Google Analytics 4 buscará ajudar as empresas a se enquadrarem nas legislações vigentes sobre privacidade do usuário na rede. Por isso, o uso de cookies terá o seu fim e o monitoramento das ações atenderão as expectativas dos usuários a respeito da sua privacidade.


Diferenças entre o Google Analytics Universal e Google Analytics 4

Google Analytics 4

Existem muitas diferenças entre as versões, desde a interface e relatórios até na forma como os dados são processados. O GA4 não muda apenas a interface da ferramenta. Ele altera toda a forma de capturar dados e criar relatórios

A diferença mais importante está na forma como os dados são coletados: enquanto o modelo de dados do Universal Analytics é baseado em sessões, o modelo de dados do Google Analytics 4 é baseado em eventos. 

Ou seja, a maioria dos dados do Universal Analytics é enviada na forma de visualizações de página. Sendo assim, cada vez que a página do site carrega, o código do Google Analytics carrega junto; já o GA4 coleta seus dados por meio de eventos, que são as interações que o usuário executa em seu site ou app como, por exemplo, clicar em qualquer lugar, utilizar a barra de rolagem da página ou realizar alguma pesquisa no site. 


Mais benefícios do Google Analytics 4

Além das melhorias citadas anteriormente, o Google Analytics 4 chegou com diversos recursos exclusivos.

Só o fato de ser focado nas necessidades dos usuários já faz do GA4 um avanço para celebrar, junto da integração de sites e aplicativos, que passam a ser monitorados em uma propriedade única.

Além disso, o GA4 dará fim ao armazenamento de endereços IP, alinhando suas práticas aos mais modernos regulamentos de proteção de dados.

Veja na sequência outros avanços e benefícios que eles trazem:

  • Machine Learning Aplicado e Inteligência Artificial:
    O GA4 consegue prever o comportamento dos usuários para poder planejar ações futuras com maior precisão. Estes novos recursos do GA4 permitirão a análise dos diferentes públicos e antecipar as melhores oportunidades que surgirão no futuro, como o perfil de cliente que vai gerar mais receitas para a sua empresa.
    Portanto, não importa qual canal ele acessar, o que interessa agora é o seu comportamento. Graças à Inteligência Artificial presente na plataforma, é possível visualizar como anda a conversão dos visitantes do seu site ou aplicativo. É uma abordagem muito mais inteligente, o que de certa forma faz do GA4 uma ferramenta não só de análise de tráfego, mas de Business Intelligence.
  • A nova geração de relatórios:
    O GA4 reduziu o número de relatórios disponíveis no painel. Com isso, é possível acompanhar somente as métricas mais importantes para o seu negócio de forma fácil, rápida e personalizada.
    O GA Universal já dava a opção de personalizar relatórios, mas agora no GA4 essa opção ficou ainda melhor, a começar pela simplificação da própria definição dos relatórios, abrindo espaço para personalizar do jeito que preferir.
    O melhor de tudo é que as melhorias vieram acompanhadas de um layout mais limpo, que permite ver com grande clareza os tipos de dados que estão sendo analisados.
  • Privacidade:
    Outro benefício do GA4 é a sua conformidade com as novas legislações de privacidade. Dessa forma, é possível ter mais controle sobre o compartilhamento de informações e, em contrapartida, recebe dados mais detalhados e específicos que podem potencializar suas estratégias de marketing.
    O GA4 lida com a privacidade do usuário de forma moderna, deixando de lado o uso de cookies. Ele foi desenhado pensando nas novas diretrizes internacionais de privacidade, como no Brasil onde já vigora a LGPD.
  • Melhor integração com o Google Ads:
    Por padrão, o GA4 cria dois públicos para você – Todos os usuários e compradores. Você pode ser o mais específico que quiser para públicos-alvo personalizados. Públicos-alvo recém-criados ficam disponíveis automaticamente no Google Ads se houver um link para o GA4.
  • Tempo médio de engajamento:
    Esta é uma grande evolução da visão App + Web. O tempo médio de engajamento mede o tempo que aplicativo ou site ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário. Lembrando que, por padrão, a interação aqui são sessões que ficaram mais do que 10 segundos com o site ou app aberto em primeiro plano.

Atualização para Google Analytics 4

Lembrando que o GA4 padrão permanecerá gratuito, oferecendo a opção paga para coleta de dados personalizada do lado do servidor e configurar exportações de dados brutos para um Data Warehouse do BigQuery. Mas essa atualização não significa que os dados históricos da propriedade GA Universal serão migrados. Ao escolher essa opção você iniciará um assistente de configuração do GA4 para criar uma nova propriedade e iniciar a implementação.

O Google Analytics 4 é uma ferramenta incrível e que certamente vem para facilitar a vida de todos que possuem um site e/ou um app. Por isso, se você ainda usa o Google Analytics Universal, não perca tempo e atualize o mais rápido possível para a nova ferramenta. Entre em contato conosco! Nós da GHM teremos o prazer de realizar essa migração para você.

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