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TikTok : Como Utilizar a Rede Social para Marketing Digital

TikTok

Como Funciona o TikTok?

Dentre as redes sociais digitais que mais crescem hoje, sem dúvida o TikTok é a quem mais chama atenção pelo seu formato simples, divertido, dinâmico e muito fácil de usar. Com uma abordagem lúdica e apelo de gameficação através de desafios e brincadeiras, o aplicativo permite que você crie videos curtos, com até 15 segundos onde você se torna o protagonista dos mais diferentes enredos. Quer seja dançando, lançando garrafas como malabares, ou diversas outras atividades, as pessoas compartilham momentos do seu dia e suas habilidades de forma lúdica e descontraída.

Um dos principais diferenciais do TikTok é, sem dúvida, a forma que o aplicativo foi construído: o menu “Descobrir” mostra as hashtags mais populares do momento, onde vídeos de pessoas famosas ou não podem ser encontrados. Por isso, se você quer que seu vídeo receba muitos acessos, vale usar uma delas com um conteúdo que tenha a ver com o assunto, muito similar a outros aplicativos como Instagram, Linkedin e Facebook.

Outra característica que faz do TikTok uma plataforma tão democrática, é que na tela principal você não vê apenas seus amigos, vídeos de pessoas que você segue ou indicadas pelos algoritmos com base nas interações de seus amigos, mas sim vídeos que podem ser interessantes para você, quer o autor deles seja famoso ou não. Essa possibilidade de visualização ajuda muito influencers amadores, o que sem dúvida contribui para a sua popularidade e o interesse de empresas em divulgar seus produtos através da rede.

Outro item muito conhecido no TikTok é a opção de desafios constantes criados por usuários da rede, que se tornam populares justamente por conta de sua interface simplificada. Eles não existiam em outras redes antes da criação do TikTok e outros aplicativos similares e, embora polêmicos, fazem com que muitas pessoas queiram aproveitar as novidades da plataforma.

Quem é a audiência do TikTok?

O Tiktok hoje possui uma audiência global de 800 milhões de usuários (fonte: Datareportal, 2020), sendo que 41% dos usuários possuem de 16 há 24 anos (fonte: GlobalIndex2019),  sua audiência possui um alto engajamento com a plataforma com 90% dos usuários acessando a plataforma diariamente (fonte:TikTok 2019).

Até o momento é o aplicativo mais baixado no mundo em 2020 , sendo que no Brasil atingiu o maior crescimento global em relação ao ano passado, totalizando 9,7 milhões de downloads, tendo atualmente 7 milhões de usuários ativos  no Brasil.

Como a sua marca pode utilizar a rede social?




Influenciadores Digitais: a rede possui vários mecanismos que ajudam a conteúdos de qualidade e virais a se destacarem criando assim uma legião de influenciadores com vários seguidores.

Criação de Conteúdo Próprio: as marcas podem aproveitar para criar conteúdo virais ou desafiar os usuário através do #Challenge

Mídia: lançado recentemente (25/07), a plataforma criou uma ferramenta de compra de mídia similar a existente em outras redes como Facebook e Instagram ajudando a alavancar o alcance e resultados das marcas.

Como funciona a ferramenta de criação de campanhas do TikTok

O TikTok Ads Manager ajuda na criação de campanhas :
-Video Creation Kit: auxilia na criação rápida de vídeos com formatos de edição, templates, biblioteca de músicas gratuitas com mais de 300 vídeos.
– TikTok Creator Marketplace: conecta marcas com criadores que mais atendam aos objetivos da campanha, utilizando-se de dados para ajudar anunciantes e encontrar o influenciador ideal, considerando mercado e audiência, para sua campanha de Marketing.

Os formatos de anúncios disponíveis são:

1.In-Feed Ads: anúncios veiculados através de um perfil próprio da marca, com até 60 segundos de duração.

2.Brand Takeover: anúncios estáticos ou em vídeos de 3 a 5 segundos em tela cheia, normalmente redirecionando a um link externo e TopView: vídeos de até 60 segundos de duração em tela cheia, reprodução automática e som ligado; reproduzidos em canais definidos pela segmentação do anúncio.

3.Branded Hashtag Challenge: desafios criados pela marca para o seu público.

4.Branded Lenses: uso de filtros e efeitos especiais com realidade aumentada para a exposição dos produtos ou da marca.


Como faço uma campanha de sucesso dentro da plataforma?


Entre em contato com o nosso time de especialista da GHM que vamos ajudar a sua marca a fazer uma campanha no TikTok de Marketing Digital de sucesso utilizando-se de dados, tecnologia e uma boa dose de #Hacking 😉

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